Caoa adota ERP SAP para modernizar a gestão de processos e apoiar a expansão dos negócios

A partir de novembro, a Caoa, rede de concessionárias e montadora de veículos, dará início ao projeto de implantação do sistema de gestão empresarial (ERP) da SAP. O objetivo da empresa é aprimorar o controle e a integração entre as áreas de compras, finanças, logística, recursos humanos, vendas, bem como os processos que envolvem a importação de automóveis e peças e a produção de carros na fábrica da Caoa, em Anápolis, Goiás.

O projeto faz parte do plano de modernização da empresa, que prevê investimentos da ordem de R$ 30 milhões na área de tecnologia da informação nos próximos dois anos. A Caoa é uma das maiores redes de revenda de veículos nacional, contando com negócios no varejo das marcas Rede de Concessionárias Hyundai Importados, Hyundai HB, Ford Automóveis e Caminhões e Subaru, além de ser importadora oficial e exclusiva das marcas Hyundai e Subaru e fabricante de veículos Hyundai, na fábrica de Anápolis.

A implantação do ERP da SAP está relacionada às profundas mudanças pelas quais a empresa vem passando recentemente. “A Caoa está passando por importantes transformações, cujo objetivo é prepará-la para enfrentar os desafios pelos quais o setor automotivo deve passar nos próximos anos. Esse é um projeto de todos os colaboradores que vai modificar e aperfeiçoar todos os nossos processos, além de suportar a condução do plano de crescimento da empresa”, destaca o presidente da Caoa, Antonio Maciel Neto.

O projeto completo de implantação do novo sistema ERP terá duas etapas e deve ser finalizado em até três anos. “Esta é uma parceria de longo prazo e a implantação do SAP no suporte das operações das áreas de negócios da montadora vai trazer muito mais controle, visão integrada dos processos e agilidade”, comenta Sérgio Rodrigues, diretor financeiro da Caoa.

Entre os grandes benefícios da implantação do ERP SAP, Rodrigues destaca o aumento da produtividade, maior controle de processos e o consequente aprimoramento da governança corporativa, devido à utilização de melhores práticas de qualidade e de segurança da informação.

 

Fonte: TI Inside